3 de out. de 2009

MV Bill estreia como ator em 'Sonhos roubados', filme sobre meninas e tráfico de drogas no Rio




RIO - A previsão de filmagem para as cenas de MV Bill em "Sonhos roubados", novo filme de Sandra Werneck - que estreia esta quarta-feira no Festival do Rio -, era de quatro dias, mas o rapper e ator estreante deu conta do recado em apenas dois. Elogiado pela diretora e entusiasmado com a nova empreitada, o músico conversou com o site do GLOBO sobre a experiência e a história retratada no filme. Trata-se de jovens adolescentes que vivem a dura realidade da periferia carioca, como falta de oportunidade, famílias desorganizadas, gravidez precoce e violência doméstica.


Bill recebeu diretamente da diretora o convite para o teste que o credenciaria a interpretar Ricardo, um presidiário que se envolve com uma das três jovens protagonistas. Aprovado, o estreante passou por uma preparação com os atores e irmãos Ricardo e Rogério Blat, além de ter participado anteriormente de aulas dadas por Lázaro Ramos na Central Única das Favelas, entidade da qual é um dos fundadores.


- Eu sabia que ele entendia muito sobre o universo retratado no filme. Quando o convidei para uma conversa na minha produtora, veio o estalo e perguntei: 'Já passou pela sua cabeça ser ator?'. Ele topou fazer o teste e foi muito bem. Posso dizer que o trabalho dele contribuiu muito com o filme - contou Sandra, que diz ser mais fácil dirigir atores crus como Bill, que não trazem "tantos vestígios de outros personagens".


Como as experiências anteriores com interpretação vinham só de seus clipes, "Sonhos roubados" foi a prova de fogo de MV Bill. Ele optou por imaginar uma história de vida para seu personagem, coadjuvante no enredo do longa. Ao criar para Ricardo uma trajetória, supondo, por exemplo, os motivos que o levaram à prisão, Bill acredita que conseguiu compor melhor sua interpretação:


- Isso me ajudou a formar a imagem dele, pois no filme só é mostrado o presidiário que recebe a visita da personagem da Nanda Costa e se apaixona por ela. Imaginar mais sobre ele foi muito importante - disse Bill, que afirma ter sido despertado para outra aptidão: a direção.



Seu último videoclipe, da música "O bonde não para", já levou sua assinatura, e o contato com Sandra em "Sonhos" só fez aumentar o desejo de trabalhar também por trás das câmeras e "poder mexer com a imaginação das pessoas". Sobre a temática representada no filme, da qual o cantor é íntimo, ele aponta a gravidez precoce como o maior dos males e elogia a coragem das três atrizes principais - Nanda Costa (Jéssica), Amanda Diniz (Daiane) e Kika Farias (Sabrina):


- As mulheres sofrem duas vezes mais do que os homens no tráfico de drogas. O livro que escrevi com Celso Athayde, "Falcão - mulheres e o tráfico", fez com que visse isso de perto. Elas ficam relegadas a papéis periféricos dentro do crime, como pequenos favores, muitas vezes até sexuais.


Sandra afirma que o diferencial de seu filme é trazer para o cinema uma nova ótica - feminina - sobre essa realidade.


- O lado das meninas é pouco explorado. "Cidade de Deus" e "Tropa de elite", por exemplo, mostra o ponto de vista dos homens. E as mulheres, onde estavam nessa história? Mostro no filme uma realidade dura, mas que tem generosidade, amizade, cumplicidade e o sentimento de comunidade - completa.


'Sonhos roubados'.Qua, 30: Odeon Petrobras: 21h45m [OD030]. Qui, 1: Odeon Petrobras: 13h [OD031]. Sex, 2: Estação Vivo Gávea 3: 15h40m [GV337] e 22h10m [GV340].


Fonte:
O Globo

Nenhum comentário: