14 de out. de 2011

Professor de Porto Feliz receberá Prêmio de Literatura


Melhor obra de história social é de Carlos Cavalheiro.

O professor de História Carlos Carvalho Cavalheiro receberá, no dia 19 de outubro (quarta-feira), às 19 horas, na Biblioteca Municipal de Sorocaba "Jorge Guilherme Senger", o Prêmio Anual Sorocaba de Literatura, realizado pela prefeitura em parceria com a Academia Sorocabana de Letras. Essa premiação contempla as melhores obras publicadas do ano de 2010.

O livro do professor que recebeu o prêmio de melhor obra de história social é o “Vadios e Imorais: Preconceito e Discriminação em Sorocaba e Médio Tietê”.

Vadios e Imorais tece considerações sobre a situação do negro após a Abolição, especialmente na cidade de Sorocaba e na região do Médio Tietê (chamada pelo historiador Carlos Cavalheiro de Mississipi Paulista). Analisando a documentação referente ao final do século XIX e início do século XX, o historiador verificou a existência de uma sistemática perseguição promovida contra tudo o que se relacionasse com os negros, como a emissão de Posturas Municipais proibindo boa parte das manifestações de origem afrobrasileira. Em contrapartida, os negros desenvolveram estratégias de defesa de uma territorialidade e de expansão das relações sociais e de espaço de ação política.

Contudo, permaneceu entre a elite da cidade a ideia de que o negro não estava moralmente preparado para a vida em liberdade e, por isso, fugia do trabalho. Por essa forma de pensar, promoveu-se uma perseguição aos negros através de uma "guerra à vadiagem" (procurando associar essa prática com a ocorrência da liberdade dos escravos) e, depois, o recrutamento forçado.

O livro traz ainda informações sobre o preconceito e a discriminação étnica presentes na região do Médio Tietê, em cidades como Itu, Porto Feliz, Capivari, Tietê e Sorocaba.

A Biblioteca Municipal de Sorocaba "Jorge Guilherme Senger" fica nos Altos da Boa Vista, ao lado da prefeitura.


Nenhum comentário: