17 de mai. de 2011

Associação de Capoeira Emboscada realiza dia 21 e 22 de maio, neste final de semana, Festival Sorocabahia



FESTIVAL SOROCABAHIA NESTE FINAL DE SEMANA - DIAS 21 E 22 DE MAIO - AUDITÓRIO PEDRO SALOMÃO JOSÉ DA ESCOLA MUNICIPAL GETULIO VARGAS NA RUA EUGENIO SALERNO, 298 PROXIMA DA PRAÇA 9 DE JULHO - SANTA TERESEINHA.

REALIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO CAPOEIRA EMBOSCADA
INFORMAÇÕES FONE 15. 3018.7728 - email: contramestrepulga@hotmail.com


A capoeira é uma expressão culturalAfro-brasileira que misturaluta, dança,cultura popular,música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementosginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.


A notícia mais antiga que se tem da capoeira na cidade de Sorocaba é a edição do Código de Posturas da Câmara Municipal, datado de 1850, e que trata, em seu artigo 151, da proibição dessa luta. O enunciado do artigo é o seguinte:
“Toda a pessoa que nas praças, ruas, casas públicas, ou em qualquer outro lugar tão bem público praticar ou exercer o jogo denominado de Capoeiras ou qualquer outro gênero de luta, sendo livre será preso por dois dias, e pagará dois mil reis de multa, e sendo cativa será preso, e entregue a seu senhor para o fazer castigar naquela com vinte cinco açoites e quando não faça sofrerá o escravo a mesma pena de dois dias de prisão e dois mil réis de multa” [1].

As leis municipais de Sorocaba repressivas à prática da capoeira continuaram sendo editadas nas Posturas Municipais durante as décadas subseqüentes. Em 1865 o tópico referente à proibição da capoeira figurou no artigo 127:
“Toda e qualquer pessoa que em praças, ruas, ou outro qualquer lugar exercer o jogo denominado capoeiras, ou qualquer outra luta, será multado em 4$ e dois dias de prisão [2]”.
!

Um comentário:

Anônimo disse...

hola meu nome é thiago tenho 16 anos quando eu era criança eu fazia capoeira com o professor machado apos a morte de meu idolo eu me afastei da capoeira eu gostaria muinto de volta a fazer capoeira e sei que onde o machado tiver ele vai me ver na capoeira e eu queria sabe onde posso fazer favor entre em contato comigo (email) thiandradee@hotmail.com ... esse email é do meu msn tbm
fiko muinro grato

saudações:
Thiago