12 de abr. de 2010

EU, O VINIL E O RESTO DO MUNDO


vinil

Selecionado para a mostra competitiva do Festival É Tudo Verdade, o longaEU, O VINIL E O RESTO DO MUNDO, com direção de Lila Rodrigues e Karina Ades, conta a trajetória de jovens DJs da periferia de São Paulo.


As diretoras acompanharam 11 DJs na cidade de São Paulo que participam de um campeonato de Djs e que lutam para um dia conseguirem sobreviver fazendo musica. “Fui tocada pela experiência de vida desses meninos e a crença que vi neles em acreditar em um futuro melhor apesar das dificuldades”, conta Lila Rodrigues.


É inusitado ver um filme com esta temática ser dirigido por mulheres, e esse é um dos atrativos do filme. O olhar de uma mulher sobre uma realidade totalmente masculina reflete na tela um filme humano, delicado, onde fica exposto muito mais do que o saber tocar musica. “É um filme que fala sobre esperança. Mostra o lado bom de uma realidade que normalmente é vista sob olhos do medo e preconceito”, completa Lila.



No documentário os rapazes se entregaram totalmente, revelando um pouco de suas vidas para o olhar dessas duas mulheres, num ato de mutua confiança. “Comecei a minha carreira na direção de videoclipes e isso me aproximou muito do universo da musica, essa experiência na direção de videoclipes me fez unir musica e imagem e me apaixonei por isso, essa foi a razão da busca por um assunto onde eu pudesse explorar esse casamento.Aprendi muito sobre a vida com eles e muito sobre este universo. Foi uma experiência muito gratificante”, conta Karina Ades.



A linha condutora do filme é o campeonato onde esses 11 DJs são finalistas. A medida que o filme se desenrola, conhece-se mais profundamente esses jovens e entende-se mais seu universo.


A competição, embora presente durante todo o filme, torna-se coadjuvante enquanto outras questões vão surgindo. Essas questões passam pela influência musical que cada um deles teve até onde cada um quer chegar na vida. A trajetória que os levou a estar neste campeonato e a necessidade de se ter outra profissão em paralelo a de ser DJ. As expectativas em relação ao futuro próximo, as dificuldades e acima de tudo a paixão pela musica e o desejo de um dia poderem sobreviver sendo DJs profissionais.


É a primeira obra de longa-metragem de ambas diretoras, que possuem uma carreira vinda da publicidade, onde atuam como diretoras de cena. “Fico sonhando em poder ajudar esses meninos de alguma maneira com o filme”, comenta Lila. “Eles são muito talentosos e pessoas incríveis”, completa Karina.


O filme acompanha a trajetória de jovens DJs, moradores da periferia de São Paulo, que participam do maior campeonato de DJs da América Latina, o Hip Hop DJ. São jovens de todos os cantos da cidade que mergulharam no sonho da música e através dela buscam construir suas vidas e suas carreiras.


O Portal RAP NACIONAL conversou com a diretora Lila Rodrigues, leia abaixo a entrevista e assista uma cena exclusiva do filme:


Como surgiu a idéia de fazer esse filme?

A idéia surgiu em uma conversa entre o Xis,um dos idealizadores do campeonato de DJs HIP HOP DJ e a Karina, uma das diretoras do filme, que me convidou para criar o filme com ela.

Será lançado em DVD ou será exibido apenas em festivais?

Esperamos que ele seja lançado também em DVDs, assim como entrar em circuito de cinemas das principais cidades do Brasil, além dos festivais pelo mundo.

Vocês já faziam parte da cultura Hip-Hop antes do filme?

A Karina já havia feito alguns videoclipes, inclusive 2 do Xis. Eu ainda era só uma admiradora da musica e da cultura.

Vocês tem projetos futuros com outros elementos da cultura Hip-Hop?

Existe uma idéia de fazermos um trabalho com os B-BOYS(dançarinos de break dance),mas ainda não está em andamento.

O que foi mais importante nesse trabalho, na opinião de vocês?

Acho que o filme vai servir de janela para mostrar a cultura Hip Hop para pessoas que não são exatamente do meio.Isso é muito bom porque pode desfazer antigos paradigmas com relação ao “gueto” e também é um fator de incentivo e fortalecimento para a própria cena e para as pessoas que fazem parte dela.

Que mensagem vocês deixam para os jovens que tem interesse em trabalhar com audiovisual ?

O acesso `a equipamentos e ao conhecimento é hoje muito maior do que há 20 anos atrás quando eu me formava na faculdade de cinema da FAAP. Acho que o jovem tem que aproveitar isso e exercitar o máximo que puder. Mas acho fundamental ele tentar entrar no mercado profissional, seja fazendo publicidade, cinema, ou TV.

É importante aprender como funciona o mercado, quais são as funções de cada um e como essa cadeia toda funciona.

O que o publico pode esperar deste filme?

Quem assistir ao filme vai ver um filme musical, alegre, esperançoso e com informações sobre a diversidade musical que nós Brasileiros temos. Vai ter a chance de conhecer um outro lado das comunidades de baixa renda, que não está associada `a violência e drogas. E vai sentir de perto o que representa ser um DJ de performance. Não é nada fácil fazer o que eles fazem.Tem que ter muito talento.

O filme passa no Festival É tudo Verdade:

Dia 11 de abril, Rio de Janeiro, no Unibanco Arteplex, às 21h

Dia 12 de abril, Rio de Janeiro, no Unibanco Arteplex, às 15h (Praia de Botafogo, 316)

Dia 14 de abril, São Paulo, Espaço Unibanco, 21h

Dia 15 de abril, São Paulo, Espaço Unibanco, 15h (Rua Augusta, 1475)

Ficha técnica:

Direção: Lila Rodrigues e Karina Ades

Direção de fotografia: Kika Cunha e Gu Ramalho

Montagem: Valeria de Barros, Lila Rodrigues e Willem Dias

Trilha Sonora: Diogo Poças

Produção: Paulo Dantas, Karina Ades, Lila Rodrigues

Co-produção: Xis

Direção de Produção: Cristianny Almeida

Produção Executiva: Carol Dantas

Fotografia Adicional: Julia Equi

Assistente de Câmera: Karla Meneguetti

Com: DJ Erick Jay, DJ Rm, DJ Pow, DJ Damente, DJ Pudim, DJ Sleep, DJ Basim, DJ Mf, DJ Max, DJ Buiú, DJ Davi

Participação especial: Xis e KL Jay

Nenhum comentário: