8 de abr. de 2009

História do Hip Hop em Sorocaba - part 01

O Canal do Rap Nacional em Sorocaba



Sorocaba, anos 80: Os bailes black´s em casas de famílias e os clubes onde se fazia presente a equipe do DJ Nelson Maçã, embalavam a juventude negra e as periferias das cidades do entorno. Equipes como Chic Show, Zimbabwe, Black Med, Kaskatas, Os Carlos e outras, começavam a vir para Sorocaba, trazendo artistas da periferia que tinham como objetivo o público dos bailes, a música negra mundial.


Os DJs com um rico repertório e os cases cheios de LPs (disco de vinil), agitavam muitas festas e quase sempre eram contratadas pelo DJ Nelson Maçã na era do Break de chão. O Break (dança de rua) virou febre em Sorocaba, junto com a era Michael Jackson, e se fez presente nas praças (Cel. Fernando Prestes, Concha Acústica, Carlos de Campos) onde começaram a surgir varias equipes que deram inicio às competições da dança de rua, influenciadas por filmes como “Beat Street” exibidos em cinemas de todo país.


A Galeria 24 de Maio na cidade de São Paulo, com suas lojas de discos e salões de cabeleireiros black´s foi o ponto de partida do estilo no estado disseminando sua influencia pro interior. Os bailes black´s, a partir daí, mais adeptos entre os jovens e os DJs então partem para as rádios e inserem em seu repertório só aquilo que o publico ouvia nos bailes. Surge então, o disco em vinil “Hip Hop Cultura de Rua” que marca o inicio do rap no Brasil e que tocou muito por aqui com nossos DJs, inclusive o grupo Black Junior´s com o hit “Mas que lindas estas”. Por meio deste disco a palavra “Hip Hop” entra na boca da galera e ganha corpo, desmembrando todo o território nacional.


A parceria
de Nelson Maçã com as equipes deu oportunidades para grupos de rap, samba e musica negra romântica por aqui. Chegaram a fazer shows com Pepeu, Thaide & DJ Hum, Região Absaul, Sampa Crew, Ndee Naldinho e Racionais MCs surgindo com o discurso fora da sátira e romantismo, dando outro rumo ao Rap brasileiro; tudo isso no final dos anos 80.


No inicio dos anos 90 surgem os primeiros grupos de Rap
em Sorocaba: Fundamentais do Rap, MC Samir, Cultura Negra, DMR (Defensores do Movimento Rap e que depois mudou para Dança Movimento e Ritmo), Black & White MCs (hoje X da Questão), MC Roseli e Zona de Ataque. Os grupos tinham um trabalho sério e eram considerados profissionais mesmo sem registros gravados. O grupo Fundamentais do Rap foi o único grupo Sorocabano que teve oportunidade para tocar no lançamento do segundo disco dos Racionais MCs (LP Escolha seu Caminho) na quadra da Escola de Samba “Rosas de Outro” em 1992 e foi com a seguinte formação: DJ Ditão (Bndee depois), Luizinho, Waguinho, Rogerio (Sampa) e Marquinho ambos da região norte da cidade.


Onde tinha baile black tinha roda de samba, rap e Break pois
estes estilos atraiam a periferia, sempre juntos dividindo espaços. O Nelson Maçã além de criar um dos primeiros grupos de Break (equipe Break Dance), equipe de bailes, DJ de black music e de ser locutor de rádio desta área, na cidade, foi o primeiro proprietário de lojas de discos especializadas em bases para rappers, Break Beat e musica negra em geral, a loja “Maçã Discos” que era o local mais próximo para se obter um disco antigo ou lançamentos do gênero, pois, fora êle, a única opção era comprar na Galeria 24 de Maio em Sampa.

Em 1992, no clube Estrada de Ferro, Nelson Maçã trouxe de uma só vez os shows de Pepeu, Ndee Naldinho, Thaide & DJ Hum, Código Penal (campinas), Racionais MCs e MC Samir e fez a abertura do evento, representando muito bem Sorocaba. Neste mesmo evento, junto com Thaide, no meio do show Nelson Maçã anunciou a realização do primeiro concurso de Rap, e a partir daí muitos grupos surgiram, mas, infelizmente o concurso não teve continuidade. E foi assim que surgiu o canal do Rap em Sorocaba.

por Márcio Brown

4 comentários:

Patrícia Henna disse...

Marcio, tenho orgulho de sua atuaçao. Votei em vc!

Unknown disse...

Muito bom Brown, vc me ensina mais do que os doutores das faculdades...
Te amo.

Maurício disse...

Eae Márcio Brown firmeza? Meu nome é Maurício e faz dois anos e meio que eu moro em Sorocaba. Vim de um bairro do extremo sul da Zona Sul de São Paulo chamado Jd. Ingá, próximo ao famoso Capão Redondo de onde surgiu o Racionais mc's, o T$G, entre outros, você já deve saber disso. Então, lá o movimento do Rap era muito forte e agora que eu moro aqui em Sorocaba sinto falta desse movimento, vejo muito preconceito das pessoas em cima do Rap e não concordo com isso. Gostaria de saber onde se esconde os caras do Rap em Sorocaba, incluse o tal do Márcio Brown o qual teve o meu voto nas últimas eleições. A impressão que eu tenho é que aqui no Vitória Régia onde moro os caras estão se esquecendo do significado que o Rap tem. Bom, já falei demais, deixa eu sair fora, espero que possa me ajudar, vô deixar meu e-mail e se pah liga nóis... flw

mrc_1491@yahoo.com.br

Unknown disse...

e isso ai marcio tamo junto