6 de fev. de 2009

Afrika Bambaataa: O Arquiteto da Cultura Hip-hop revela curiosidades

Afrika Bambaataa: O Arquiteto da Cultura Hip-hop revela curiosidades acerca do Movimento que conquistou o Planeta...

Nelboy, Afrika Bambaataa e DJ TR

Ele nasceu em 19 de abril de ???? (ainda especula-se o ano de seu nascimento). É oriundo do bairro do Bronx (NY), ex-líder de uma gangue de rua denominada Black Spades e optou pela carreira de DJ como um modo de reabilitação. É também o inventor da Universal Zulu Nation, principal escola de ministração de uma filosofia vida capaz de levar às muitas gerações sem perspectivas, em todo o mundo, uma razão positiva para a conquista de seus ideais. Sua experimentação musical (o electro funk) revolucionou o Rap e influenciou o nascimento dos ritmos techno de Detroit, miami bass de Miami, o jazz mais moderno e o dance hall da Jamaica. Pode se afirmar inclusive que o funk carioca é filho bastardo, inicialmente do electro e depois do miami bass... Este é Afrika Bambaataa, um dos pais do Movimento Cultural Hip-hop! Em entrevista prestada a mim e ao meu grande irmão e rapper, Nelboy – responsável pela brilhante atuação como intérprete –, no saguão do Hotel Ibis (centro – RJ), no dia 10 de abril, véspera de sua apresentação na Fundição Progresso (Lapa – RJ), Afrika Bambaataa mostrou-se muito solícito em esclarecer dúvidas acerca do hip-hop e seu posicionamento na sociedade... Creditado ao lado das pessoas ilustres dos DJs Grand Master Flash e Kool Herc como a Trindade Divina do Hip-hop, Bambaataa percorre o planeta em turnês como DJ, mas também com o compromisso de levar através do hip-hop aquilo que a Zulu Nation mais presa: “Paz, Unidade, Amor e Diversão”...


DJ TR e Nelboy Dastha Burtha.

Zulu Nation Brasil

A origem do Rap possui uma relação direta com as raízes africanas?


Afrika Bambaataa

Com certeza, o Rap tem sua matriz na África! Desde o início das civilizações, o rap é extraído das expressões culturais de inúmeras tribos africanas, através do jogo de palavras e da preservação oral dos GRIOTS... Com os africanos, no século passado, vindos para a América com escravidão, esse rap já podia ser encontrado e mais tarde nas influências de artistas como Sly Family Stones – já no primeiro disco deles –, nos Watts Prophets (da Califórnia), nos Last Poets, e em estilos musicais criados pelos pretos americanos como o jazz be-bop e o country –, que preservavam nas suas músicas as percussões africanas. Até então nenhum desses artistas havia denominado essa performance vocal com o nome de Rap; só depois de nós – eu, Grand Master Flash e Kool Herc – termos fundado a Cultura Hip-hop, é que o rap se tornou um ritmo conhecido em todo o planeta.


ZNBr

Uma pergunta que não quer se calar: há alguma diferença entre os elementos “MC” e “Rapper”?


Bambaataa

Na verdade são similares, mas não são iguais. Para muitos que não conhecem o valor que têm a sigla, “M.C”. – que é o Mestre, o Último Nível, o Conhecimento pleno do Microfone na Mão, ou seja, o Mestre naquilo que faz! – ambos os termos podem ser sinônimos. O MC pode animar a platéia, apresentar, rimar, fazer curadoria... É infinita a capacidade de performance do MC! Já o Rapper não precisa ter todas as facetas multifuncionais do MC. Qualquer um pode ser rapper, pode fazer rap, pode gravar rap, ter uma carreira de rapper. Na verdade, existem mais Rappers do que MCs, no real sentido que a palavra “MC” tem.


ZNBr

Muitos alegam que os esportes de ação (skate, street ball, biciross, etc...) sãos elementos do hip-hop. Isto procede?


Bambaataa

Quando criamos a cultura hip-hop, só elegemos cinco elementos: MC, DJ, B. boy, Graffiti e por último o Conhecimento. Na verdade gostaria de fazer uma errata, quando anunciamos inocentemente o Conhecimento como quinto elemento, pois o conhecimento foi de fato o primeiro elemento da cultura, pois ele nos deu base para criar e desenvolver a Universal Zulu Nation e os outros quatro elementos. Como estava dizendo, só elegemos cinco elementos do hip-hop, mas por ser uma cultura que começou na rua, outras expressões de rua se identificaram com a nossa cultura e nos abraçaram, então são manifestações que se aliaram a cultura como o beat box, a moda urbana (roupas, cabelos e suvenires, etc...), o street ball, o skate e outros mais que se identificaram, por livre e espontânea vontade e passaram a se sentir parte dele.


ZNBr

Podemos afirmar que todos os estilos de Rap estão ligados à proposta do Hip-hop?


Bambaataa

Não! Existem inúmeros estilos e cada pessoa faz aquilo que a convém. Isso é muito particular, é o livre arbítrio. Você pode fazer rap gangsta, rap político, rap falando de dinheiro, rap consciente pedindo a paz ou falando de guerra... Cada um tem a sua necessidade de se expressar... Pode também fazer um rap romântico tipo Barry White , ou Isaac Hayes...


ZNBr

Mas eles não rimavam...! (?!)


Bambaataa

As pessoas desconhecem parte importante da história da música Rap: no início, quando o criamos, nós não tínhamos como meta só rimar e sim contar nossas vivências em forma de poesia aliada ao ritmo, e na poesia você é livre. Não é obrigatório rimar... MAS PARA FRENTE É QUE OS GRUPOS COMEÇARAM A MOLDAR AS SUAS LETRAS com mais rimas.


ZNBr

Sexismo, Machismo, Homofobismo, Apologia às drogas e ao crime. Estas são algumas das formas que a Mídia mundial tem retratado a Cultura Hip-hop através do Rap, especificamente. Como o Afrika Bambaataa observa esta atitude da Mídia?


Bambaataa

Nós temos que combater a forma errada que a mídia nos apresenta o hip-hop. E só conseguiremos isso indo às TVs, rádios, jornais e revistas para passarmos o que é a verdadeira Cultura Hip-hop. Temos de combater também os DJs que massificam nas rádios aquilo que eles dizem ser hip-hop. Aqui no Brasil, por exemplo, quando ouço rádio, só toca rap americano... O DJ tem que saber combinar o Rap da Nova Escola com o da Velha Escola; saber colocar as músicas dos artistas locais; ser mais plural ao tocar e não fazer aquela mesma seqüência e repertório que está habituado só por que a rádio pediu! Assim esse DJ não está sendo verdadeiro com a Cultura Hip-hop... Não está representando a real Cultura Hip-hop.


ZNBr

Para que um indivíduo seja autenticamente um membro do Movimento Hip-hop, é necessário que ele esteja afiliado à Universal Zulu Nation?


Bambaataa

NÃO! A Universal Zulu Nation é para as pessoas que Movimentam a Cultura e primam pela propagação do valor e da autenticidade da Cultura Hip-hop. Já a Cultura Hip-hop é expressão cultural, é para todo mundo que quiser fazer parte e, de alguma maneira, se identificar com ela.


ZNBr

Um conselho a todos os Hip-hoppers Brasileiros...


Bambaataa

Organizem-se, Unam-se, Lutem pelo nosso Povo! Lutem pelos os que estão nas favelas! Ajudem a construir o orgulho desse Povo com campanhas sérias! Usem o hip-hop como ferramenta de socialização e não esperem que o Governo tome as rédeas da carruagem gerando alternativas que de nada beneficiarão por completo o nosso Povo... Arregacem as mangas e trabalhem de fato! Em todo o mundo, quando se fala de Brasil, todos querem conhecer como é o modo de vida do nosso Povo... O hip-hop precisa ajudar a melhorar as Comunidades... Sejam Empreendedores e saibam investir verdadeiramente em nossas Comunidades!

Nenhum comentário: