26 de dez. de 2009

MP3 para download: GOG - Ponto Phinal

CLIQUE AQUI!

Ponto Phinal

Pediu Perdão Pelo Painel, Povo Perdoou!

Perseguiu Perueiros, Placas Publicitárias, Pavor!

Pego Pela PF-Pandora Pegando Propina... Protelou!

Podridão Propagou, Pelos Poros Pipocou

Proporções Profundas, Prece Pós-Paulada

Parlamentares Pouco Prudentes Povoando Paletó Processados, Pega!

Panorama Prova Porque Precisamos Parar Pra Pensar,

Pensar Pra Por Pessoas Possuindo Poder!

Pelegos, Paga Paus Provocam, Proclamam... Psiu!

Para! Proibido Proibir! Proibido Proibir!

Posso Prosseguir? Pode!

Posso Prosseguir? Podemos!

Plano Piloto, Planaltina, Paranoá, Pedregal,

Professoras, Pedagogos, Psicólogos, Passadeiras,

Porteiros, Palmarinos, Pais, Pedestres, Pioneiros,

População Perplexa Pergunta! Porque Panetone?

Poderiam Pedir Pernil, Presunto, Peru,

Passas, Pavê, Pudins, Patê, Presentes,

Passagem Prazerosa, Pro Povo Preto, Pobre, Periférico

Pavimentação Pública, Paradas, Pontes, Pistas, Postes, Passam!

Paparicado, Patrocinado Por Peculato, Porcentagens, Pagamentos,

Picadeiro Prosperou... Pandemia!

Protegidos Por Padroeiras, Pactos, Pistolas, Patolas, Procuradores, Padrinhos

Pistolões Promulgaram PDL’s, PDOT

Plantel Possui Palácios Pomposos, Pratarias, Parabólicas,

Passaportes, Pingentes Preciosos, Pisos Parquê!

Promovem Passeios Paisagísticos, Pares Perfeitos,

Patrocinam Pileques, Pescarias Picantes, Prefeitos

Posso Prosseguir? Pode!

Posso Prosseguir? Podemos!

Professor Pastinha! Patativa, Poeta Prosador:

Pelas Palafitas, Palhoças, Persistem Penúria,

Pindaíba, Penumbra, Precariedade

Pernilongos, Percevejos, Perambulando Pelas Paredes Picam Pessoas

Pediatras Presenciam Pupilos, Pimpolhos,

Pirralhos, Prematuros, Perdendo Peso!

Pálpebras Pálidas, Pulsos Palpitantes,

Pupilas Piscando... Pobreza Polui? Pobreza Polui?

Posso prosseguir?! – Pode!

Posso prosseguir?! – Pode!

Possuo Palpite, Particular, Pessoal Polêmico.

Punição Pros Patifes?

Pena Pro PO? pArruda?

Pega Palmatória! Pega Palmatória!


Fonte:
Assessoria Rap Nacional

22 de dez. de 2009

Hip-hop ganha prêmio de quase R$2 milhões

Por Alexandre De Maio

Uma boa notícia para fechar o ano de 2009 é a confirmação do Prêmio Cultura Hip Hop 2010, realizado pelo Ministério da Cultura. As inscrições começam em abril de 2010 e o edital premia 128 ganhadores no Brasil, com verba de R$1,7 milhão. A premiação homenageia o rapper/ativista Preto Ghóez, do grupo Clã Nordestino, que morreu em 2004.

Em entrevista, o Secretário da Identidade e Diversidade Cultural, Américo Córdula, falou sobre o homenageado. “A Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural tem tradição de realizar uma homenagem às lideranças dos segmentos que atua. Preto Ghóez foi um grande articulador do Hip Hop nacional”, afirma.

Américo acredita que premiar o movimento hip hop significa reconhecer e valorizar a cultura da juventude. “Esta iniciativa pretende estimular que outros entes públicos e da sociedade civil se inspirem para também criar editais.” O secretário resalta ainda que o Prêmio é um forma de mapear as iniciativas que utilizam os elementos do hip hop para construir políticas culturais.

O hip hop fecha o ano com chave de ouro, com a concretização de um trabalho e um reconhecimento de uma cultura que mudou a realidade das periferias brasileiras. Confira as categorias:

Reconhecimento: Personalidades ou entidades importantes para o desenvolvimento da cultura Hip Hop.
Sócio-Educativa – Escola de Rua: Iniciativas que já existem e que visem a utilização dos elementos do hip hop em ações sócio-educativas, através de oficinas e arte-educadores.

Geração de Renda: Iniciativas que visem a soluções que gerem renda. Por exemplo, distribuição de Cds e Dvds, oficina de moda, oficina de serigrafia, etc.

Difusão/Conhecimento (5° Elemento): Iniciativas que visem a realização de encontros, seminários ou painéis que reúnam atores do hip hop, ou à projetos que visem a produção de mídias para a difusão do hip hop. Por exemplo: jornais, fanzines, programas de rádios comunitárias, documentários, sítios de internet, etc.

Difusão Menções Honrosas: Valorizar as iniciativas que incorporem, associem, incentive o intercâmbio com outras formas artísticas à cultura hip hop, em particular das expressões culturais afrodescendentes.

Menção Honrosa: Inovação: Iniciativas socio-educativos que incorporam novos elementos à cultura de rua, além dos 4 elementos.

Menção Honrosa: Diáspora: Prêmio concebido a iniciativas que contribuam ativamente para a difusão/compreensão do significado da diáspora, por meio da difusão de informação ou a incorporação de outras formas artísticas negras à cultura hip hop.

[ Encontro de representantes do Hip-Hop com o presidente em 2003 que gerou o prêmio para 2010 ]



Fonte:
Assessoria Rap Nacional

11 de dez. de 2009

Com rimas contundentes, Gog escreve sobre o escândalo de corrupção no DF

Gog, o poeta do rap nacional, acaba de concluir sua mais nova letra: Ponto Phinal. A música pronta, no entanto, pode sair a qualquer momento, segundo informa o rapper.


Ponto Phinal é uma espécie de continuação da já consagrada música "Brasil com P", que possui duas partes (duas músicas, na verdade) e possui uma característica particular que levanta a curiosidade do público e revela o talento de compor do rapper: todas as palavras iniciam com a letra "P".


Nesta nova música, Gog concentra suas criticas em cima do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, acusado de ser o comandante do esquema de corrupção no GDF, esquema este levado à tona através da operação da Polícia Federal, operação Caixa de Pandora.


De forma bastante inteligente, Gog questiona o por quê da distribuição de Panetones para a população carente (argumento utilizado pelo Governador do DF para justificar o recebimento de grande quantia em dinheiro) ao invés de realizar "pavimentação pública, paradas, pontes, pistas, postes".


Esta não é a primeira vez que Gog materializa o sentimento de toda a população. Na música "Fogo no Pavio", o rapper expõe os problemas das comunidades e a atuação dos políticos. Em seu último disco, a música "Malcom X foi à Meca e Gog ao Nordeste" traz uma citação aos fatos e ao governador do DF: "Escrevi fogo no pavio / Arruda me ligou / Infelizmente injustamente, foi eleito novamente / o povo realmente esquece bem rapidamente" (referindo-se ao caso da violaçao do Painel de votação do Senado Federal, escândalo que Arruda esteve envolvido).


[+] Leia a letra da música Ponto Phinal
[+] Leia a letra da música Malcom-X foi à Meca, Gog ao Nordeste

6 de dez. de 2009

Comissão de Assuntos Sociais aprova regulamentação da “Profissão DJ”...


"A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro de 2009, projetos de lei que regulamentam as profissões de apicultor, “DJ” e nutricionista. As propostas foram aprovadas em decisão final pela CAS. E concernente a nossa classe, a votação da proposta que beneficia e regulamenta a “Profissão de DJ” (PLS 740/07), contou com a presença de representantes da categoria, advindos de todo o Brasil..."

[+] Clique aqui e leia nota na íntegra

Via Rapevolusom

2 de dez. de 2009

Grupo Public Enemy fará apresentação no Brasil



O Public Enemy, um dos grupos mais respeitados e marcantes de todos os tempos na cena Rap mundial, fará apresentação no Brasil, mais especificamente em Brasília (DF), no mês de dezembro. O show, que seria dentro da programação do Festival Cerrado Virtual, no mês de novembro, será realizada no dia 12 de dezembro. O evento ainda não possui definição de local.

[+] Clique aqui para maiores informações

Via Cultura Hip-Hop