24 de nov. de 2009

Sergio Vaz em Sorocaba no Especial de Consciencia Negra

Hoje, Sesc Sorocaba, apresenta pela primeira vez em Sorocaba, Sergio Vaz, o Poeta da Cooperifa no projeto Sesc Escola especial de Consciencia Negra. Mais informações Sesc Sorocaba, fone (15) 3332-9933





Sérgio Vaz por Eduardo Toledo
A poesia na vida de Sérgio Vaz sempre foi constante e presente. Nem por isso o acompanha desde moleque. Começou a escrever com vinte anos e hoje, aos trinta e nove, continua viciado e assume esse vício com prazer.
As poesias de Sérgio Vaz muitas vezes são duras, lembram, quase sempre, as letras do rap, ritmo tão difundido e admirado nos guetos. Outras vezes é aveluda, doce, quase melada. Quase sempre, porém, sua poesia é uma bandeira a favor do inconformismo, um soco no estômago dos indiferentes. Mas uma marca que é própria de Sérgio Vaz é que sempre sua poesia é verdadeira.
Sérgio Vaz chega a ser ingênuo porque acredita de verdade nas suas utopias (palavra tão pecaminosa nos dias de hoje). É talvez por isso que tantas pessoas se identificam com suas poesias e com o seu jeito de ver a vida.
Acreditar. Essa é uma palavra que deveríamos aplicar com mais freqüência em nossas vidas. O trabalho de Sérgio Vaz só existe porque ele acredita no que faz e escreve. É por gente como ele que ainda tenho certeza que a realidade pode não ser como queremos, mas o nosso mundo é como o fazemos.

Quem é Sérgio Vaz

Ele é autor dos livros Subindo a ladeira mora a noite, A margem do vento, Pensamentos vadios e A poesia dos deuses inferiores; todos eles publicados independentemente, com o apoio da Cooperifa e da Faculdade Taboão da Serra. Criou o projeto "Poesia contra a violência", foi curador do livro O rastilho da pólvora, antologia poética do sarau 43 poetas e participou do seminário "Arte na periferia" (literatura, música e cinema), em parceria com o Itaú Cultural. Ele escreveu na revista Literatura marginal, criada pela Caros Amigos e participou do livro Hip-Hop a lápis. Recebeu o Prêmio Heróis Invisíveis, dado pelo jornalista Gilberto Dimenstein. Muito próximo do movimento hip-hop, Sérgio também teve participação poética nos cds dos grupos Sabedoria de vida, GOG, 509-e e grupo 2ho.


Além disso tudo, Sérgio realiza, todas quartas-feiras, o sarau da Cooperifa, movimento de resistência cultural que vem aumentando cada vez mais. Cerca de 500 pessoas se reúnem no bar do Zé Batidão, para recitar textos e poemas. Por seu caráter revolucionário, o projeto repercurtiu nacionalmente e apareceu tanto nas telinhas quanto na mídia impressa (Folha de São Paulo e outros jornais).

Fonte poemas, texto de Eduardo Toledo e imagem: Sérgio Vaz saite oficial
Fonte "quem é Sérgio Vaz": LeiaLivro

17 de nov. de 2009

CONVITE - 20 de Novembro Feriado em Sorocaba - Venha Participar da Marcha ZUMBI


CONVITE - 20 de Novembro Feriado em Sorocaba

Venha Participar da Marcha ZUMBI

09:00 hs – Ato Público na Praça Cel Fernando Prestes,Presença de autoridades, Conselho da Comunidade Negra de Sorocaba, entidades da comunidade negra da cidade e comunidade em geral. Após o ato público haverá a MARCHA DE ZUMBI, com a bateria da liga da escola de Samba até a CAPELA JOÃO DE CAMARGO, onde haverá evento com religiões afro-brasileira, Capoeira e Maracatu. Após o evento a MARCHA DE ZUMBI seguirá até o PARQUE DOS ESPANHÓIS.

Onde vera Barracas de Entidades da Comunidade Negra de Sorocaba, com a comercialização de produtos, bebidas e comidas típicas AFRICANAS, Ônibus da Mulher, com distribuição de informativos sobre doenças de predominância na raça negra. Das 13:00 hs ÀS 15:00 hs – Feijoada no salão do PARQUE DOS ESPANHÓIS, sob responsabilidade do Centro Cultural Quilombinho – adesão mediante compra de convites.

Das 13:00 hs até as 22:00hs – Apresentação da Bateria da liga, Blocos e Escolas de Samba de Sorocaba, Capoeira de Angola Mestre Cuco,Marina Carvalho cantando enredos, apresentação de Rei Momo, Rainha do Carnaval, Show de Hip Hop,dança de Rua Suburban Breakers, Rap Nossa Cara Preta, X da Questão, Função Ipó, DJ Subrinho, Dança Afro e os Ritmos da Guiné, Grupo Panela do samba, Caso Certo e o Samba Rock do Astral Samba Sport Clube.

Sua Presença será Muito Importante


NOSSA CARA PRETA - HIP HOP DE RAIZ
Contatos - Márcio Brown
(15) 2104-5102 / 9128-1534
msn -
mb13volts@gmail.com
e-mail -
nossacaraperta@gmail.com